Pesquisa

Advanced Search
Entrar
Usuário:

Senha:

Lost Password?

Register now!

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

(1) 2 3 »

#1 Ekaaty: primeira incursao no texto livre
AnaCristinaFMatte Enviado em: 6/9/2006 12:17
Nevegue no site do Ekaaty procurando explorar todas suas possibilidades de navegação. Observe: facilidade de navegação, clareza de links, visual, disposição dos elementos na página etc. A tarefa consiste em:
1) Relatar possiveis problemas relativos a usabilidade usando o proprio sistema de tickets do site. Evidentemente voce so deve relatar problemas no sistema de tickets se encontrar.
2) Responder ao presente topico com:
a) copia do ticket submetido se houver ou brevissimo comentario sobre o fato de nao ter sido necessario submeter o ticket (brevissima justificativa).
b) lista de palavras-chave que definam Ekaaty (de 5 a 8 palavras-chave). Indique uma ou duas que poderiam ser usadas para ocupar o espaco central de um esquema de ideias.
c) brevissimo relato de eventuais dificuldades para a execucao da tarefa. Caso nao tenha sentido dificuldades, basta informar isso.

#2 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
DaniervelinRMPereira Enviado em: 12/9/2006 12:00
Cópia do Ticket adicionado:

O site já é desenvolvido para um público bem amplo, mas ainda deve ter algumas adaptações para atingir um padrão de usabilidade mais alto. Alguns termos são muito técnicos, como "Ekaaty-devel -- Lista dos Desenvolvedores do Ekaaty Linux" (o que é desenvolvedor?), muito uso de siglas, como "CFB", "KDE", etc. Muito do site está em inglês, o que pode dificultar um pouco. Há muito espaço em branco na página inicial. (Não sei se isso constitui um problema, mas é algo a ser discutido pelos "designers" do site). O texto inicial do Ekaaty precisa de uma melhor configuração, pois está sendo coberto pela caixa do lado direito. O logotipo também pode confundir o usuário, pois as duas barras podem ser lidas como um "L" seguido de um "K". Por enquanto ainda estou navegando e testando as possibilidades. Adicionarei mais observações na medida do possível.

Palavras-chave: integração, software livre
Outras: sistema operacional, linux, informação.

Tenho dificuldades quanto à linguagem operacional do site, como relatei acima. Creio que minhas observações refletem minhas próprias dificuldades, por isso, talvez não esteja muito preparada para identificar o que é mais relevante nessa análise do site. Resumindo, temo ser muito superficial nas observações e precisaria de uma instrução mais técnica sobre melhoras na usabilidade de um site.

Até mais,
Dani
Citando:

AnaCristinaFMatte escreveu:
Nevegue no site do Ekaaty procurando explorar todas suas possibilidades de navegação. Observe: facilidade de navegação, clareza de links, visual, disposição dos elementos na página etc. A tarefa consiste em:
1) Relatar possiveis problemas relativos a usabilidade usando o proprio sistema de tickets do site. Evidentemente voce so deve relatar problemas no sistema de tickets se encontrar.
2) Responder ao presente topico com:
a) copia do ticket submetido se houver ou brevissimo comentario sobre o fato de nao ter sido necessario submeter o ticket (brevissima justificativa).
b) lista de palavras-chave que definam Ekaaty (de 5 a 8 palavras-chave). Indique uma ou duas que poderiam ser usadas para ocupar o espaco central de um esquema de ideias.
c) brevissimo relato de eventuais dificuldades para a execucao da tarefa. Caso nao tenha sentido dificuldades, basta informar isso.

#3 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
ShirleiRSES Enviado em: 12/9/2006 19:05
A)Cópia do ticket:
Sou leiga no que se refere à infomática, meus comentários, portanto, devem ser analisados tendo isso em consideração. Ao utilizar o site Ekaaty não encontrei dificuldade em navegar pelos links, nem de chegar aonde queria. O visual do site é limpo, e não cansa. Há, no entanto, uma grande barreira para visualizar a página em sua totalidade, por conta de uma janela superposta à direita.
Quanto à redação dos textos, identifiquei alguns problemas de ortografia e gramática que precisam ser solucionados. Uma boa revisão precisa ser feita.
Quanto à compreensão, aí sim tive muitas dificuldades. São muitas siglas (KDE); termos técnicos (código fonte, upload, desktops, wiki, versão vetorial, bug etc); alguns textos apenas em inglês (como no link "entrar" ou "help contents"). Nunca tinha visto, por exemplo o termo "sistema de tickets" (desculpem a ignorância...)
Bom trabalho!

B)Palavras-chave:
(centrais a um esquema de idéias)software livre; desenvolvimento coletivo

(outras)paticipação; performance; qualidade; objetividade

C)Dificuldades:
Não ficou claro o propósito do trabalho para a disciplina. Além disso, não entendi ao certo o objetivo do site. É preciso salientar que essa disciplina tem possibilitado meus primeiros contatos com software livre, linux etc, portanto, falo de um lugar de quem ainda não conhece muito a respeito.

#4 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
MarceloCafieroD Enviado em: 14/9/2006 10:25
Cópia do Ticket:

Olá! O site de vocês é leve, carrega rapidamente e isso é importante. Porém creio que apresenta alguns problemas quanto à usabilidade:

1 - A homepage possui muita informação em um mesmo local, confunde o leitor. A primeira senção que senti ao vê-la foi confusão, depois comecei a me situar, encontrando as informações. Creio que seja mais interessante apresentar um visual mais limpo, contendo informações destinadas a "fisgar" o leitor na primeira página. Deixá-lo interessado pelo projeto, para só depois detalhar.

2 - Justamente por conter muita informação, a homepage obriga o leitor a usar muito a barra de rolagem. Isso "esconde" as informações que estão no nível mais baixo. Assim, uma vez que as notícias estão sempre abaixo, o site aparenta nunca mudar, nunca sofrer atualizações.

3 - A organização dos eventos também não é muito usual. Os mais recentes encontram-se abaixo dos antigos. Assim, se quero saber de algo novo, preciso de usar a barra de rolagem para chegar à informação. O mais adequado seria deixar mais visível aqueles encontros que ainda estão por vir.

4 - Por que o link para voltar para a homepage não está no mesmo nível dos outros links de navegação? Precisei procurar por ele na página, uma vez que não estava no local que, intuitivamente, acreditei que estaria (antes do "sobre"). Também achei estranho ele estar subordinado ao "Wiki", uma vez que esta seção é destinada, ao que me parece, à participação dos usuários na atualização do conteúdo do site.

5 - Falando no Wiki...faltam alguns "apostos" pelo site. Explico. Creio que a seção Wiki seja destinada a permitir que os usuários cadastrados atualizem conteúdos do site. Cheguei a essa conclusão apenas por que tenho conhecimento desse prefixo (Wikipedia, wikidictionary), mas quem não conhece - ou não chega a essa conclusão, uma vez que ela não é intuitiva para nós, brasileiros -, tem dificuldades em perceber isso.

Concluindo, o site requer muita navegação ativa por parte do usuário (com uso excessivo da barra de rolagem) e não se organiza de maneira intuitiva.

Palavras chave: Linux, Sistema Operacional
Outras: desktop, software de código aberto, Software Livre.

Não encontrei maiores dificuldades para a realização da tarefa. Tive realmente os problemas que relatei na navegação da página.

#5 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
RichardsonPontone Enviado em: 14/9/2006 12:59
Bom ...

Não sei se estou certo mas vamos lá:

Entrei no site mas ainda não estou logado. O ambiente de login é um pouco confuso e não consegui editar algo para ter uma visão maior do projeto, ou melhor, da usabilidade do wiki.

A página inicial para um wiki está um pouco carregada e não possui informações suficientes se é uma plataforma editável.

Para os leigos em informática está confuso.

Para os mais experientes falta só o programa que foi desenvido: tikiwiki, drupal, moin moin e outros.

Não especifica a licença. Apesar de ter que indicar o nome dos autores, não fala de derivação da obra.

Claro que essas colocações em nda têm para desqualificar o site. São construtivas em um ambiente colaborativo. Estamos em tempos que a web ganhou outra forma. Castells classifica os internautas como usuários e não simplesmente receptores. Logo, agora sim a web está seguindo um caminho de colaboração.

Outras coisas

Não sei se tem problema em aproveitar o espaço para citar alguns autores;

Na web, costumo usar uma escrita um tanto quanto rebuscada.

Algum problema ?

Hasta.

Richardson.

#6 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
IgorSilva Enviado em: 17/9/2006 8:57
ola professora :

• copia do ticket:
O site é muito bom em questão de design e usabilidade , tenho apenas três observações percebidas até agora:
- na homa o menu lateral sobrepõe o texto;
- a legenda dos eventos não ficou muito clara para mim;
- algumas informações do site estão em inglês, recentemente percebi que mesmo no meio universitário existe resistência.

• palavras centrais do esquema de ideias : software livre e desempenho do sistema

• demais palavras que do esquema de ideias : objetividade, segurança, estabilidade

• relato de dificuldades: não houveram dificuldades.

Igor silva

#7 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
OsiresPimenta Enviado em: 18/9/2006 18:08
osires.pimenta;usabilidade

#8 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
MarinaSMariano Enviado em: 18/9/2006 18:12
Marina . Usabilidade

#9 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
thaisfruas Enviado em: 18/9/2006 18:28
Site com boa usabilidade, bem disposta a página e de fácil navegação. Termos em inglês torna-se um obstáculo para entedimento de leigos.
Palavras-chaves Software livre, linux,plataforma desktop para UNIX,Ekaaty,textos técnicos, entre outros.
A parte do site à direita sobrepõe a parte central do texto o que impede o leitor/usuário de ter acesso ao texto por completo.

#10 Re: Ekaaty: primeira incursao no texto livre
RomildoDelfino Enviado em: 18/9/2006 18:59
2)
A)COM RELAÇÃO AO VISUAL, O MENU A DIREITA NÃO ESTA LEGAL. ELE DEVERIA, NA MINHA OPINIÃO, NÃO PREJUDICAR O ESPAÇO DO TEXTO SOBRE O EKAATY. TAMBÉM ACHO QUE AS PALAVRA DEVERIAM SER EM PORTUGUÊS.

b)PALAVRAS CHAVE:PROJETO,SISTEMA OPERACIONAL,LINUX, SOFWER LIVRE, COMUNIDADE,CONTRIBUIR.
ESPAÇO CENTRAL:PROJETO,SISTEMA OPERACIONAL.

C)A PRINCÍPIO NÃO TIVE MAIORES DIFICULDADES.

(1) 2 3 »

Você pode exibir os tópicos.